Regulador Automático de Tensão AVR

 
 

O QUE É O AVR - REGULADOR AUTOMÁTICO DE TENSÃO?

Trata-se de um Sistema Eletrônico que compensa automaticamente as variações de tensão de saída do Gerador quando houver alteração de carga.

Seguem alguns exemplos de i (fator de multiplicação):


i = 1 – lâmpadas incandescentes/rádio/TV/aquecedor elétrico
i = 2 – lâmpadas fluorescentes/furadeira elétrica/ventilador elétrico/aspirador de pó/serra elétrica
i = 3 – esmeril/bomba submersa rotativa/lâmpada de mercúrio/lâmpada alógena
i = 4 – compressor de ar/refrigerador/ar-condicionado

Importância dos Reguladores de Tensão para Geradores:

Os reguladores de tensão para geradores são extremamente importantes para o funcionamento adequado do alternador (gerador solteiro). Trata-se de um dispositivo eletrônico formado por semicondutores que são responsáveis pela manutenção da tensão de saída do circuito elétrico pelo gerador de energia. A função dos reguladores de tensão para gerador solteiro (alternador) é manter estabilizada a tensão que o gerador produz de acordo com os limites da bateria e do sistema elétrico que o alimenta. O AVR (Regulador automático de voltagem - tensão) mantém a tensão de saída mesmo com a existência de variação.

Curva de Performance dos Motores

As curvas referem-se ao desempenho no nível do mar (760 mm Hg) e à temperatura de 15,6ºC. Considerar que para cada 305 m de altitude os motores perdem 3,5% da potência. E para cada aumento de 5,6ºC acima da temperatura standard (15,6ºC) a perda de potência é de 1%. Também considerar que para regime contínuo a potência disponível não deve exceder a 85% da potência máxima.
 
Abrir mensagem
Precisa de ajuda? Entre em contato!